domingo, 22 de novembro de 2009

Venezuela no MERCOSUL?


Terça feira, dia 24 de Novembro, será votado pela comissão do legislativo brasileiro, a adesão da Venezuela ao Mercosul. Depois de aprovado pela comissão, o projeto segue ao Senado e deve ser aprovado sem problemas.
Com isso, A Venezuela irá se juntar ao Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai no Mercado comum do Sul, vulgo, MERCOSUL.

È vantajoso ter a adesão do país de Chavez?
Digamos que temos mais a ganhar do que a perder com a adesão do país das Misses. Por quê?
A Venezuela é um país que importa gêneros agrícolas e industrializados, além disso, é um exportador de Petróleo e pode nos auxiliar com o processo de desenvolvimento da extração do líquido negro do Pré-Sal. Tem uma população relativamente grande (30 milhões de habitantes) e esses argumentos o fazem ser um país de grandes expectativas de vendas de mercadorias e serviços brasileiros.
Por outro lado, tem na presidência, um sujeito além de imbecil, um ser bipolar e hipócrita. Ao mesmo tempo em que se julga contra a Globalização, o Senhor Chavez adere a um Bloco Econômico que é um meio da Globalização, quer maior ambigüidade do que essa? È um país com um alto grau de pobreza e de disputas sociais, em especial na Fronteira com os Bálcãs Sul-americanos (Colômbia).

Um bloco econômico que se preze, não pode deixar de se expandir, senão o mesmo corre o risco de deixar de existir. Se olharmos por esse prisma, a adesão da Venezuela torna o Mercosul um bloco em que os países membros possuem 80% do PIB da América do Sul e sem falar que, coloca a região Norte do Brasil em fronteira direta com o Bloco. Isso pode criar alianças e acordos que podem desenvolver de vez a região, criando oleodutos e estradas de ferro para transportar petróleo e Minérios para os paises membros.

O Brasil, como líder natural e geográfico do MERCOSUL vem seguindo ao pé da Letra o ditado “é preferível ter um vizinho amigo do que um parente distante”.

Se pode dar certo ou não, vai depender da política. Mas a adesão da Venezuela pode colocar um fim em disputas tolas e sem sentido na região. Mais uma vez, a globalização poder ser o antídoto perfeito para os males da Geopolítica. È esperar para ver.

E que venha o Chile!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário