segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

7 passos para fazer sucesso com uma musica de axé

Como Fazer uma música de Axé

Para criar uma música de axé que alcance certo sucesso, é preciso seguir rigorosamente os passos que seguem a seguir:

1- Tem de haver referências à Bahia, em especial, a sua capital, Salvador. Além, claro, dos pontos turísticos soteropolitanos, como por exemplo, o Farol da Barra, Praça Castro Alves e o preferido dos “axereiros”, o Pelourinho, ou melhor, a sua contração nominal, Pelô.

2- As músicas também tem de ter coros onomatopéicos, em especial vocálicos, como OOOOOO ou EEEEE ou até mesmo, a mescla de vogais como OIIIEEEE ou AaaaEEEEEE.

3- Não se preocupe com a melodia ou ritmo das músicas. São sempre os mesmos acordes e andamentos e fique tranqüilo, pois não irão te processar por plágio, por dois contundentes motivos: Primeiro, existe um corporativismo baiano e segundo, eles não sabem realmente quem foi o primeiro a criar esses ritmos e melodias, portanto, é possível que o denunciante por plágio, acabe sendo considerado culpado pela mesma acusação.

4- Invente uma coreografia que acompanhe a música, pois assim, as pessoas não irão prestar atenção no que é dito pela música por estarem ocupados demais nos passos e gestos da coreografia.

5- Se você montar uma banda de Axé e for um homem, sempre exiba uma guitarra, mesmo que você não saiba tocar, pois o som da mesma dificilmente é audível. Agora se você é uma mulher, é necessariamente que você tenha um tom de voz muito parecido com o da Musa dos baianos. Refiro-me a Ivete Sangalo. Caso não tenha um tom de voz parecido com a referida cantora, procure ser alguém que use figurinos ligados aos das religiões afro-brasileiras e insira no meio das canções, trechos ligados a essas religiões.

6- Insira sem dó nem piedade palavras como festa, mulher, praia, ou seja, palavras que se refiram a situações de alegria, êxtase e gozo. Nada de coisas tristes ou temas sociais

7- Seja ou procure se tornar amigo de pessoas influentes no meio do axé, como por exemplo, Preta Gil. Eu sei que você pode até ódia-la, mas procure estar próxima dela e demonstre ser amigo da mesma. Ela tem contatos fortes na mídia fonográfica e você se dará bem.

Um comentário: