domingo, 11 de outubro de 2009

Celso Amorim, o maior chanceler brasileiro

Celso Amorim, o ministro de Relações Internacionais é o homem mais prestigiado da política brasileira no mundo. Nestes quase oito anos no cargo, Amorim se mostrou uma genial figura política, na melhor acepção da frase. Se o Brasil é respeitado como um país diplomático atualmente, tudo se deve a ele. Fez com que o presidente Lula se tornasse amigo de Obama, Sarkozy, Zapattero e até mesmo, de Bush. Conseguiu negociar parcerias econômicas, sociais e políticas com todos os grandes países mundiais. Negociou acordos econômicos com o Império do Meio e fez do mesmo, o maior parceiro econômico brasileiro, desbancando os Estados Unidos. Em seu blog, Luís Nassif o classifica como “Henry Kissinger tupiniquim” em referência ao genial Secretário de Estado estadunidense no governo Nixon.

Mas no Brasil, para variar, Amorim não é unanimidade. Existem aqueles urubus do contra (Demétrio Magnolli, Miriam Porcão, Veja e outros invejosos) que, insistem em chamá-lo de diplomata do imperialismo brasileiro, como se o Brasil, automaticamente já não tivesse se transformado no Império do sul da América. È algo sintomático. O Brasil cresceu tanto que, já é o imã da América do Sul e com isso, os investimentos estrangeiros se concentram no Brasil. Já somos a oitava economia mundial e até 2015, seremos a quinta maior economia. São Paulo, o estado tem o PIB maior que toda a economia argentina. Minas Gerais tem o PIB do tamanho do Chile. 80% das empresas multinacionais latino americanas são brasileiras. Campinas e sua região metropolitana são a terceira maior região de fabricação de aeronaves particulares do mundo, só perdem pra Seatlle(sede da Boeing) e Toulosse(Sede da Air Bus). Temos tecnologia de ponta em Combustíveis limpos, fabricação de vacinas, setor publicitário entre outros. Temos ainda, imensos abismos sociais e a educação é deficitária, isso é inegável. Mas avançamos muito e isso também é indubitável.

Celso Amorim, com seu jeito sereno e calmo, galgou espaços no mundo para os brasileiros em todos os níveis. Muito se diz sobre Dilma, Henrique Meirelles, Guido Mantega, mas não podemos nos esquecer deste político genial e exemplar. Com certeza, o maior chanceler brasileiro de todos os tempos.

3 comentários:

  1. Aê, Dani, muito bom. Eu mesmo não sabia o que pensar do Amorim, ele realmente tem muitos opositores na mídia, apesar dos avanços inegáveis da nossa diplomacia. Embraer orgulho nacional, maior vendedor de jatos particulares do mundo. Só falta organizar a casa, mesmo.

    ResponderExcluir
  2. o Brasil hoje tem uma diplomacia respeitável. o próprio Amorim a partir de 2011, deve ser professor na grande Escola de relações internacionais de Georgetown ou na escola econômica de londres, uma pena para nós.

    ResponderExcluir
  3. Oooh, bom, pena por enquanto, depois ele volta pra botar pra quebrar.

    ResponderExcluir