domingo, 15 de novembro de 2009

fim de ano e algumas reflexões acerca do tema

Final de ano próximo, planos e metas começam a rondar minha cabeça para o ano que vem à seguir.
Talita e eu estamos planejando viajar em Janeiro, mas não sabemos ainda para aonde. Estou precisando descansar um pouco minha mente, estou estafado. E férias não são para ficar em casa, é preciso ir para algum lugar e descansar.
Mestrado eu vou tentar, mas ainda me encontro em dúvida em qual área de pesquisa. Geografia ou Educação? Ou quem sabe História? Ainda não sei.
Terça feira que vem(dia 17) Talita e eu, completaremos dois anos juntos e posso dizer que é uma data para se comemorar. Tem sido uma ótima experiência e evoluímos desde agora. Às vezes eu me pego lembrando nas nossas brigas inúteis e fúteis no início de relacionamento e comparo com o momento atual e chego à conclusão de que, evoluímos em todos os sentidos em nosso relacionamento.

Meu grupo foi convidado a escrever um artigo para a Revista do Departamento de Ciências Humanas da PUC e estou empolgado com essa possibilidade.

Tenho dois livros para terminar de ler até o fim do ano (meta estipulada por mim), que são “Napoleão uma Biografia Política” e “As Vinhas da Ira”.

O primeiro é um exame psicológico e político feito de forma genial de um dos maiores personagens da história mundial. O autor, Steven Englund, traça um perfil do Imperador francês desde o seu nascimento na ilha de Córsega, até os seus últimos dias preso na ilha de Santa Helena. Sempre buscando evidenciar a mudança de ponto de vistas desde a sua juventude até a idade adulta, suas crises e decepções ideológicas e mostrando um homem que vai além do bem e do mal. Paralelamente, podemos assistir a mudança política francesa, que estava em plena efervescência da Revolução Francesa. Genial. Estou ainda longe de terminar o livro, mas creio ser difícil o livro se tornar ruim. Recomendo.

Já “As Vinhas da Ira” do Steinbeck é outro clássico livro. Mostra um país que vive a depressão econômica que reflete em sua população mais pobre, contrastando com a exploração de mão de obra nas fazendas da Califórnia e a decadência humana que floresce dando origem as “Vinhas de Ira”. Falta pouco para terminá-lo e depois, pretendo assistir o filme homônimo baseado no livro, dirigido por John Ford em 1940.

Vamos ver o que me ocorre neste final de ano, que se não foi um ótimo ano para mim, também não foi dos piores. Espero que ano que vem seja um ano de mais possibilidades e principalmente de saúde e dinheiro no bolso. È pedir muito? Vamos ver

2 comentários:

  1. Grande Dani, dum cara como vc só se pode esperar coisas fodas (no mto bom sentido!). Torço pra tudo que vc espera dar certo, 2010 vai ser do carái pra todos nós!

    ResponderExcluir