terça-feira, 1 de setembro de 2009

70 anos do inicio da Segunda Guerra Mundial

Hoje, dia 1º de Setembro marca os 70 anos de início da Segunda Guerra Mundial. O conflito que teve como marco a invasão germânica da Polônia, foi com toda a certeza, o maior conflito do século XX e um dos maiores da história.
A Segunda Guerra Mundial na verdade é a continuação da Primeira, sem sombra de dúvidas. O Tratado de Versalhes simplesmente acirrou ainda mais a disputa internacional, exarcebando a moral e o nacionalismo alemão. Sem contar, a Grande Depressão econômica que assolou o país de Hitler, que com isso, ganhou força junto ao governo.
Pensar em vilões e heróis é bastante comum ao longo da História, o que não é comum é pensar em vários fatores que colaboraram para o surgimento do conflito.
De acordo com o Geográfo indiano Parag Khanna, as guerras são o botão de desligar e ligar da Geopolítica e a Segunda Guerra Mundial seria esse mecanismo que marcou essa mudança geopolítica. Hoje, os europeus se vêem interligados economicamente pela União Europeia, que de uma certa forma, os salvou de muitas disputas. Nesse caso, a Globalização foi a cura para o vírus bélico da Geopolitica. Mas quem venceu e quem perdeu a Segunda Guerra?
Politicamente sem dúvida foi a União soviética e economicamente foram os Estados Unidos os grandes vencedores e quem perdeu de fato, foi todo o continente europeu,deixando de ter a hegemonia mundial e se transformou em palco para a Guerra Fria.
Nesses 70 anos após o conflito, muito se lê e discute acerca do tema e várias teses são contestadas e postas em xeque, mas de uma coisa não se pode negar; O mundo nunca mais será o mesmo após esse conflito que marcou a geopolitica mundial.

O observatório da Imprensa irá mostar hoje um documentário sobre o conflito, vale a pena conferir hoje as 22h 40 min na Rede Minas

Nenhum comentário:

Postar um comentário