quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

10 melhores filmes que eu vi em 2009

10 melhores filmes que eu vi em 2009

Primeiramente, não gosto de listas dos melhores. Acho que na maioria das vezes, ela reflete mais um ponto de vista do que necessariamente algo fechado e definido sem chances a opiniões contrárias. Existem inúmeros e incontáveis filmes lançados em 2009 que nem sequer nós saibamos que existem. Mas enfim, vou postar aqui 10 filmes que assisti em 2009 e que de uma maneira ou de outra, me deixaram digamos, contente e que recomendo. Afinal de contas, esse blog é meu e por assim dizer, exprime os meus pontos de vista. Mas fiquem a vontade para discordar ou concordar com os referidos filmes que seguem abaixo.

1- Valsa com Bashir: Um filme autobiográfico foi dirigido e escrito por um cineasta israelense que procura através do filme, reviver os momentos em que fazia parte do exército israelense na Guerra do Líbano em meados da década de 80. Assim como o genial “Persepólis”, “Valsa com Bashir” é feito quase todo em animação (com exceção do final) e retrata de forma genial um conflito que poucos conhecem ou estudam, mas que tem um valor importante para entender as relações no Oriente Médio.

2- “A Onda”: Uma refilmagem de um filme do fim da década de 60, mas que foi espacialmente transferido dos Estados unidos para a Alemanha atual. Baseado em fatos reais “A Onda” é um filme que discute a Autocracia e como ela está mais próxima do que a gente imagina. Um grande filme para se refletir sobre a sociedade atual e principalmente, sobre as ideologias.

3- “O lutador”: Um filme que exprime de forma genial, mas não menos triste, a vida de um ex-lutador dos anos 80, que vive a margem do ringe, que não pode mais freqüentar o mesmo, além de suas frustrações pessoais. Um genial estudo de personagens que é liderado pelo genial Mickey Rourke, que nos mostra que assim como Robert Downey Junior, voltou das cinzas. Maravilhoso.

4-“Distrito 9”: Um filme ousado que mostra como o racismo é algo que vai além da religião, cor de pele, opção sexual ou cultural. Usa como alegoria uma raça alienígena que desembarca na África do Sul e a partir daí, estabelece uma ótima metáfora com a sociedade humana.

5- “O Leitor”: Um típico filme que tem como cenário, a Alemanha Ocidental pós Segunda Guerra Mundial. Mostra a relação de culpa e hipocrisia vivida pelos alemães para com os julgados por crimes de guerra no país pós-nazista. Um filme que vale créditos principalmente por discutir sob vários ângulos, essa sociedade que ao mesmo tempo, apoiou a subida nazista ao poder e agora julga os seus executores de forma bem cruel. Lindo filme.

6- “A partida”: Um belíssimo filme japonês, que venceu o Oscar de filme estrangeiro em 2008 e que retrata de maneira linda, uma profissão pouco valorizada, mas de grande importância para os nipônicos. Com exceção do final, que é um pouco dramático demais, o filme tem de ser visto.

7- “Bastardos Inglórios”: Um filme que tinha tudo para ser clássico, mas por causa do excesso de virtuosismo de Tarantino, que consegue fazer do mesmo no máximo, uma espécie de filme sobre filmes. Mas, recomendo, pois é um dos grandes de 2009.

8- “Deixa Ela Entrar”: Mais um filme sobre vampiros, mas que conduz de forma muito mais interessante a relação destes seres com a sociedade. É um filme que o “Crepúsculo” poderia ter sido e não foi. Destaque para a cena do massacre na piscina.

9- “Entre os Muros da Escola”: Vencedor da Palma de Ouro de Cannes, este filme se destaca não por retratar uma relação entre alunos e professores na periferia de Paris, mas sim por ser um estudo psicológico sobre a Globalização e seus efeitos em um país como a França e que tem por cenário, uma escola.

10- “Tinha que ser Você”: Lindo filme com grandes atuações de Emma Thompson e Dustin Hoffman sobre como nós às vezes, não valorizamos os grandes momentos e que é possível amar, não importando a idade. aliás, o filme faz questão de retratar como Londres é uma cidade maravilhosa!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário