quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

A paz move a guerra?

Primeiramente, vamos responder a pergunta do título. Sim e temos um paradoxo.
Ao receber o prêmio Nobel da Paz, o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama discursou sobre a importância das Guerras do Iraque e Afeganistão para a “democracia” mundial. Muitos “jornalistas” viram esse discurso como um absurdo, mas na verdade é um paradoxo. Como assim? Alguns se indagaram. Uma pessoa recebe um Nobel da Paz e fala sobre a importância das guerras. Muitos dirão! Que absurdo!!!

Mas não é. O absurdo é ele vencer esse “prêmio” e não o que ele disse.

Desde a Guerra de Secessão, os Estados Unidos são movidos pela indústria da guerra. Dos 300 milhões de estadunidenses, em torno de 50 milhões estão envolvidos de forma direta ou indireta com essa indústria. È o que mais gera empregos seja na indústria bélica, aeroespacial, de serviços e etc, para o bem e para o mal. Sim, a guerra é benéfica e maléfica ao mesmo tempo.

Ela é paradoxal, pois se estamos hoje usando a internet, o Google Earth, Celulares e outras tecnologias é graças a Marte, o deus da guerra romana.

Sim eu sei, Marte nos causa destruição, mortes, ódio, nos reduz ao mais primitivo estado de desgraça, mas sem Guerras, talvez estivéssemos em um estado bem pior do que estamos hoje.

O que acontece é que a grande maioria das pessoas não vê (ou finge não querer ver) que as relações sejam elas sociais, políticas, econômicas e etc, são muito mais complexas do que nos mostram.

Obama por mais competente que seja, representa um dos Três poderes de uma República e não tem poder suficiente para mudar algo que há séculos faz de seu país o que ele é hoje.

Para acabar com guerras, Obama deveria deslocar recursos e pessoas para outros setores para que não ocorra, por exemplo, desemprego. E será que mesmo assim, ele conseguiria redirecionar o setor bélico que mais utiliza tecnologia e ao mesmo tempo, a gera para todo o mundo para outro fim? Impossível.

A reforma da Saúde é um meio que poderia ocupar uma grande parte da população estadunidense e geraria tecnologia, mas não suficiente para expulsar Marte da mentalidade econômica de sua nação.

Se há algo de errado nisso tudo talvez seja o próprio regime político ou até mesmo a mentalidade humana. Se Obama governasse em um regime ditatorial, talvez pudesse fazer aquilo que, acredito eu, ele gostaria de fazer para criar um mundo melhor, mas isso é impossível em uma democracia. Olha o paradoxo novamente!!! Como disse sabiamente Napoleão

“A democracia não nos proporciona um governo que queremos, mas um governo que merecemos”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário