segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Brasileirão: o melhor campeonato de futebol da história!!!

Podem procurar na internet ou buscar na memória, mas não encontrarão um campeonato mais disputado como este brasileiro. Quatro times brigando pelo título na última rodada e por um momento, três equipes (Flamengo, Inter e São Paulo) estavam empatados com o mesmo número de pontos.
È inegável que os campeonatos europeus têm mais dinheiro, mas sempre sabemos quem são os que irão pelo menos, disputar o título e raramente ocorre uma “zebra”.

Desde 2003, as equipes brasileiras estão se preparando melhor para o formato de pontos corridos e isto se refletiu no campeonato deste ano. Sabemos que a regularidade é a chave para se vencer esse tipo de campeonato e que equipes são mais importantes que times, ou seja, é preciso ter jogadores bons para possíveis problemas com os titulares. Sabemos também que jogadores decisivos são importantes e que de certa forma, trazem experiência para as equipes. Os dois times que mais lideraram o campeonato (Palmeiras e Atlético) não ficaram nem entre os quatro melhores e outras como o Flamengo que liderou apenas por duas rodadas, acabou vencendo.
Sorte do Flamengo ou azar de Atlético e Palmeiras? O Flamengo tinha o melhor elenco por isso venceu? O Cruzeiro tinha confrontos finais “mais fáceis” e por isso conseguiu se classificar para a Libertadores? Nem uma coisa e nem outra. O futebol não é uma ciência exata, que pode ser mensurada ou analisada com métodos científicos.
Em um campeonato de pontos corridos volto a ressaltar, vale a regularidade, mas uma regularidade em todo o campeonato e não só na parte inicial ou final. Todos os vinte times se enfrentam em turno e returno e todos os jogos valem três pontos em caso de vitória. Então, não cabe ao Inter culpar o Grêmio por colocar jogadores reservas para enfrentar o Flamengo e prejudica-lo.

Esse formato é o que premia a melhor equipe? É uma boa pergunta, mas eu diria que é mais democrático no sentido que dá oportunidade de todos se enfrentarem entre si.
Nunca tivemos tantos jogadores de renome em tantas equipes e isto traz qualidade e renome ao campeonato.

Esperemos que o campeonato do ano que vem traga mais disputas e equilíbrio como o deste ano trouxe. E que as equipes mineiras que, aliás, fizeram uma boa participação este ano, apesar dos pesares, possam lutar decisivamente pelo título.

Nenhum comentário:

Postar um comentário