terça-feira, 7 de outubro de 2014

Governar é fazer alianças. Governar é botar a cara pra apanhar. Política é negociar com inimigos em prol de um objetivo

Eu nunca passei fome. E espero nunca passar. Creio que seja o maior sofrimento que alguém pode sentir na vida. Ainda mais ver um filho ou alguém querido morrer de fome sem poder fazer nada. De não ter o que comer,apesar de sobrar alimentos pelas fazendas intensivas da região onde mora.Eu não preciso ser gay para combater a homofobia. Assim como eu não preciso ser negro para condenar o racismo  ou ser imigrante para condenar a xenofobia.Elegemos no domingo, o parlamento mais conservador desde 1964, o ano do Golpe Militar. Governar com gente que prega ódio a outrem não será fácil. Sim, governar se faz com alianças. Nem sempre claras,nem sempre lógicas.Mas é preciso governar e é preciso se fazer concessões para tal.
Eu era uma criança ainda,mas já entendia um pouco do sofrimento do meu pai desempregado tendo que sustentar minha mãe, meu irmão e minha vó. Ficou muito tempo procurando emprego e não achava. A cara de derrota transparecia  toda a manhã quando saía para procurar emprego. Tempos difíceis. Eu sei que o trabalho não dignifica ninguém,mas  para um  cidadão é o minimo que ele pode ter. Como era um ser maravilhoso, contou com a ajuda de amigos e graças ao seu esforço,conseguiu ser empregado novamente.Mas e aqueles que não tinham essas mesmas condições? Eram vagabundos?Bem, o presidente da época chamou os aposentados de vagabundos por quererem melhores condições previdenciárias. Tempos difíceis.

Hoje, meu irmão que mal para em um emprego, consegue outro rapidamente e pode até escolher qual o "melhor". 

Mas por que eu estou contando isso?

Bem, o Brasil hoje foi retirado do mapa da fome mundial. Temos uma inflação que não é nem  um terço da época do meu pai e eu estou cursando mestrado em uma Universidade Pública como aluno bolsista. Não sou exemplo para ninguém e sei que sou exceção em um país ainda muito desigual e injusto. Mas seria leviano da minha parte não reconhecer os avanços.

Me lembro das filas no INSS, onde era preciso dormir  para marcar perícias. Me lembro da impossibilidade de se viajar de avião ou até mesmo de se reservar um hotel para as férias. Me lembro do salário mínimo  que mal dava para financiar um computador ou comprar uma TV. Me lembro de estudar no CEFET-MG e não ter um almoço decente ou professores para cumprir nossa grade curricular. Esses foram os anos de Fernando Henrique Cardoso como presidente do Brasil. Não quero sentir novamente o gosto disso.

Quero um governo que avance e que aprenda com os erros cometidos. Quero um governo que investigue a corrupção e que não a empurre para as gavetas do Ministério Público aparelhado por amigos. Quero um governo que invista em políticas sociais e educacionais. Não quero um governo perfeito,porque isso é demagogia barata,mas quero um governo que puna civilmente e/ou criminalmente aqueles que forem corrompidos. Ou seja, é preciso investigar o Judiciário também.

Quero um governo que distribua renda e impostos de forma mais justa, abarcando as necessidades e ganhos de cada um. Quero um governo que não arroche os salários para que o P.I.B cresça e satisfaça os rentistas, aqueles cidadãos que não fazem nada ,além de emprestar dinheiro para gente honesta morrer pagando juros sobre juros.  É isso.

AHHH, meu voto é Dilma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário