terça-feira, 1 de dezembro de 2009

O que “passa” com a Argentina?

O país de Maradona vem regredindo tanto nos últimos anos que sinceramente, não é de se espantar que venha a pedir falência.
No início do século XIX, chegou a ser um dos dez países mais ricos do mundo e hoje não passa de um vassalo econômico de sua ex (será ex?) metrópole, o reino de Castella e do país deste que vos escreve. Sim, o Brasil exerce um enorme poder econômico no nosso vizinho platino.

Um país, cujo povo o escritor máximo dos mesmos, Jorge Luis Borges chamou de “europeus em exílio”, cada vez mais sofre deste “exílio”. Não avança em tecnologia, apesar de ter uma população com relativa qualidade educacional e vê os seus governantes incompetentes (para não dizer outras coisas) cometerem equívocos tanto políticos como econômicos.
Continua sendo um dos celeiros do mundo, mas produtos agrícolas nunca tiveram uma importância econômica e ocupacional na população argentina que se acotovela nas ruas cada vez mais periféricas de Buenos Aires. Aliás, dos 50 milhões de argentinos, 15 milhões moram na região metropolitana de Buenos Aires, que centraliza a economia do país.

Os argentinos devem sentir saudades do tempo em que à prata que era escoada da Bolívia e Peru pelo rio da Prata, fazia do país uma espécie de alfândega deste mineral, deixando uma quantia relativamente gorda para seus cofres.

A prata está no sangue e no nome do país. Já que Argentina é uma variação do latim Argentum, que significa prata. Infelizmente, esse passado dificilmente retornará para os “europeus exilados”. Se os nossos “irmãos” não tomarem uma atitude corajosa e enérgica em relação ao seu país, o mesmo irá ficar para trás no mercado mundial e pode ser “colonizado” economicamente não só pelo Brasil, mas também pelos seus rivais ocidentais chilenos, que ao contrário da Argentina, vem dando um exemplo de como se comportar em um mercado global.

2 comentários:

  1. Pois é, a Argetina só não vai eleger Maradona presidente porque ele não passou no teste como treinador da seleção. Pena que eles tão afundando, nem vai compensar visitar Buenos Aires assim, porque tá barato mas a cidade vai ficar decadente.

    ResponderExcluir
  2. é verdade!!! os "europeus em exilio" estão cada vez mais exilados!!!

    ResponderExcluir