domingo, 30 de maio de 2010

A geografia é o fator mais importante da política externa

O geopolítico indiano Parag khanna em seu livro “O Segundo Mundo” diz que, “até que a tecnologia gere uma Matrix, vale o que disse Nicholas Spykman ‘A geografia é o fator mais importante da política externa, pois é o mais permanente’” E ambos estão corretos. As Nações podem mudar seus parceiros econômicos, suas políticas externas, podem sancionar novas leis para proteção de seus produtos e etc, mas não podem transferir seus territórios de um ponto a outro na terra, o máximo que podem é diminuir ou aumentar seus espaços geográficos.

A globalização nos permite escolher nossos parceiros ou aliados econômicos, mas não nossos vizinhos. Quem os define é a Geografia.

O pré-candidato do PSDB a presidência, José Serra parece desconhecer o fator geográfico, ou melhor, “o Pivô Geográfico” brasileiro, como dizia o genial geopolítico britânico Mackinder. O Brasil é o líder geográfico sul-americano e como tal, tem a obrigação de estabelecer laços políticos e econômicos com os seus vizinhos, visando uma cooperação recíproca em prol de melhorias em todos os níveis. Afinal, é preferível ter vizinhos amigos a parentes ou amigos distantes. Ao dizer que seria melhor “flexibilizar” o Mercosul e que, o governo boliviano é conivente com o narcotráfico, José Serra está indo na contramão da História. Ele quer transformar o Brasil no “buraco do pudim”, ou seja, isolar o país e nos manter cercados por “inimigos”, ao invés de termos uma vizinhança próspera e amistosa. Se a geopolítica é uma doença, devemos combatê-la com a Globalização, que é seu antídoto mais eficaz. Mas de que maneira? Bem, para conhecermos a doença, precisamos antes de tudo, estuda - lá ao máximo. Devemos entender o seu funcionamento e depois, encontrar uma maneira de produzir o melhor antídoto para que o mal nunca mais nos acometa. A diplomacia é o melhor mecanismo para se entender e descobrir um meio de “derrotar” a Geopolítica. De acordo com Khanna, existem atualmente três potenciais mundiais: Estados Unidos, União Européia e China. Das três potências, a primeira é uma democracia, a segunda não chega a ser um Estado e sim, uma confederação econômica e por fim a terceira não faz parte da matriz da civilização ocidental. Adotam diplomacias diferentes. Os estadunidenses trabalham com a diplomacia da coalizão, os europeus com a diplomacia do consenso e os chineses, com a da consulta. Bem, e o Brasil? A diplomacia brasileira parece adotar a do multilateralismo.

Alguns consideram a diplomacia do multilateralismo como sinônimo de diplomacia “em cima do muro”, o que não é o meu caso. O Brasil é uma potência regional e como tal, deve buscar a ampliação de suas relações internacionais, seja em nível regional, continental ou global. Abrir mão do Mercosul é um erro, assim como diminuir suas parcerias com a União Européia ou com o Sudeste Asiático também o é.

Multilateralismo não é neutralidade, mas sim um método diplomático de tentar avaliar e diagnosticar as “doenças” causadas pela Geopolítica e assim, encontrar o melhor diagnóstico de cura (uso da globalização de forma correta) para as relações internacionais (entre as nações).

Para evitarmos conflitos, devemos nos unir com nossos vizinhos e ao mesmo tempo, crescer junto com os mesmos. Sabemos que o Brasil é o imã da América do Sul, mas devemos de certa forma, tentar reverter um pouco essa magnetividade em prol dos nossos vizinhos. Ter uma Bolívia com sua população com poder de compra e um bom nível social, significa maior crescimento para as nossas empresas de bens de consumo e consequentemente, mais empregos e mais renda tanto para o Brasil como para a Bolívia. A reciprocidade é a melhor vacina contra a Geopolítica.

A não ser que queiramos espalhar a Guerra. Neste caso, cito Parag khanna novamente que define a guerra como o “botão de ligar e desligar da Geopolítica”. A escolha está em nossas mãos.




3 comentários:

  1. Amigo, concordo plenamente com suas ideias. Sou também professor de geografia e blogueiro. Parabéns pelo espaço !

    abraços.

    ResponderExcluir
  2. opa que bom!! um companheiro geógrafo. que bom que curtiu cara!! aliás me passa o seu blog ai!! Abração!!

    ResponderExcluir
  3. já adicionei seu blog(muito bom!!) e te adicionei no orkut. abração!!

    ResponderExcluir